Sala de Imprensa : Acelera Siriema Novo

The Mint 400: Luiz Facco e Humberto Ribeiro falam da aventura na maior corrida off-road dos EUA

Únicos brasileiros na competição, a dupla participou pelo segundo ano consecutivo da lendária corrida no deserto que acontece há quase cinco décadas em Las Vegas

facebook site 15.03.2016

São Paulo, 15 de março de 2016 - A dupla Luiz Facco e Humberto Ribeiro (Equipe Acelera Siriema) desembarcou no Brasil na última segunda-feira, ainda alucinada com a adrenalina da participação, pelo segundo ano consecutivo, na maior e mais tradicional prova off-road americana, a The Mint 400 "The Great American Off-Road Race". A corrida, que completou a 49ª edição, pelo deserto de Nevada, nos arredores de Las Vegas, reúne anualmente mais de 330 equipes que disputam os melhores tempos em um percurso aproximado de 640 quilômetros, em um único dia. Facco e Ribeiro foram os únicos brasileiros na disputa.

A lendária competição aconteceu no sábado (12) e conta com veículos das mais variadas preparações, como carros de até 1.000cc, divididos em mais de 20 categorias. Não há planilha, nem controle de largada, as regras de ultrapassagens são outras e é considerada por muitos uma "corrida maluca". A dupla disputou a bordo de um TrophyLite (#6061) e tinha o desafio de acelerar por três voltas pelo deserto para completar o percurso. Largaram às 6h33 (11h33 no Brasil) - tinham cerca de 8 horas para completar o trajeto -, andaram em um ritmo forte, driblaram adversidades mas não foi desta fez que terminaram entre os melhores da categoria.

"Tivemos um resultado aquém do esperado diante dos dois atolamentos e uma roda quebrada. Se não fosse o tempo perdido com estes incidentes teríamos conquistado um bom resultado. Mas a diversão foi grande, o carro nos agradou muito e aprendemos demais nesta nossa segunda participação na Mint 400", explica o piloto paulista Facco, que em 2015 estreou na corrida.

Para o navegador de Teresina, no Piauí, a aventura é desafiante ao ponto de parecer com uma batalha épica. "A prova é um baja e incrível. Para os navegadores é totalmente no visual, temos de estar muito mais atentos apesar do GPS, principalmente nas ultrapassagens, que é uma loucura. Os perrengues são vários, mas não tem nada igual e este ano estávamos mais preparados e tínhamos um carro que terminou inteiro e é muito superior ao que corremos no ano passado", conta Ribeiro.

Pedras enormes, lombas gigantes, areias, facões, muita poeira e carros para todos os lados, exigem dos competidores técnica, habilidade e qualquer erro pode ser fatal, ainda mais que o rádio não é utilizado nas ultrapassagens. A dupla brasileira relata que encontrar um caminho livre para acelerar, às vezes, é complicado, mas trata-se de uma experiência única.

"É uma prova desafiante ao extremo, bem organizada e que invade Las Vegas por quatro dias com sua programação que contagia a todos que estão por lá. O que vivenciamos por mais este ano valeu muito a pena", finaliza Facco.

O campeão da edição 2016 foi o piloto californiano Justin Lofton, que também venceu a prova em 2015. Mais informações sobre prova e resultados no race-dezert.com ou themint400.com

Para informações sobre a aventura da Equipe Acelera Siriema no The Mint 400 acompanhe também a página no Facebook: Acelera Siriema Rally
  • Prova acontece desde 1967 em Las Vegas
    (Divulgação)

  • Únicos brasileiros na lendária corrida
    (Erick Minks/SNM)

  • Dupla durante largada no deserto de Nevada
    (Divulgação)

  • Facco e Ribeiro no briefing da maior corrida off-road dos EUA
    (Divulgação)

  • TrophyLite da dupla que enfrentou a The Mint 400
    (Divulgação)