Sala de Imprensa : NBB

NBB CAIXA - Em data inédita, Flamengo e Caxias se enfrentam nesta terça

Maior campeonato de basquete do país terá uma partida disputada entre o Natal e o Ano Novo pela primeira vez na história

26.12.2016

O fã do basquete nacional ganhou um presente especial neste Natal. Pela primeira vez na história o NBB CAIXA terá uma partida no período de festas e, nesta terça-feira (27/12), o líder Flamengo receberá o Banrisul/Caxias Basquete, às 19h30, no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, com transmissão ao vivo dos canais SporTV.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

Líder absoluto da competição, o Flamengo chega para a partida devidamente reabilitado após sofrer sua primeira derrota. Na última semana, a equipe foi superada pelo Solar Cearense, por 94 a 88, mas dois dias depois venceu o Universo/Vitória, por 98 a 87. Ambos os duelos foram realizados em solo carioca.

Com nove vitórias em dez partidas realizadas nesta temporada, o time comandado pelo técnico José Neto tem com grande trunfo o alto aproveitamento ofensivo. Dono do melhor ataque da competição com sobras (média de 90,8 pontos por jogo), o clube rubro-negro anotou ao menos 81 pontos em todos os seus jogos.

"Para esta partida o foco tem que estar bem ajustado na vitória. É desta forma que estamos estamos trabalhando para atingirmos assim mais esta meta no campeonato", analisou o comandante rubro-negro José Neto.

Do outro lado, o Caxias não iniciou bem a temporada. Com apenas um triunfo em suas 12 primeiras partidas, a equipe do Estado do Rio Grande do Sul ocupa a lanterna do NBB CAIXA 2016/2017. O único triunfo do time gaúcho aconteceu há duas semanas, sobre o Macaé, por 87 a 83.

"Para esta partida o foco tem que estar bem ajustado na vitória. É desta forma que estamos estamos trabalhando para atingirmos assim mais esta meta no campeonato", analisou o comandante rubro-negro José Neto.

Com o pior ataque (70,3 pontos por jogo) e a pior defesa (83,5 pontos sofridos por jogo), o esquadrão comandado pelo técnico Rodrigo Barbosa já fez seis partidas como visitante, não vencei nenhuma e teve média de 20,3 pontos por jogo de desvantagem em suas derrotas longe do Rio Grande do Sul.

"Nosso time vem buscando se encontrar no campeonato. Já se passou praticamente todo o primeiro turno e ainda não conseguimos atuar da maneira que esperávamos. Temos que aproveitar todas as oportunidades que tivermos e um jogo como esse contra o Flamengo pode mudar nossa história na competição", disse o treinador Rodrigo Barbosa, do Caxias.

Recentemente, no dia 14/12, Caxias e Flamengo se enfrentaram no Ginásio Vasco da Gama, na Serra Gaúcha, e a vitória dos cariocas foi pelo placar de 104 a 80. Na ocasião, os cinco titulares do anotaram nada menos que 91 dos 104 pontos dos rubro-negros na partida, sendo que o cestinha foi Marquinhos, com 26.

Confira as próximas partidas do NBB CAIXA 2016/2017:

27/12 (terça-feira)
19h30 - Flamengo x Banrisul/Caxias Basquete

03/01 (terça-feira)
19h30 - Paulistano/Corpore x Vasco da Gama

06/01 (sexta-feira)
20h15 - Campo Mourão x Mogi das Cruzes/Helbor

07/01 (sábado)
14h - Gocil/Bauru Basket x Franca Basquete - ao vivo no SporTV
17h - Banrisul/Caxias Basquete x Vasco da Gama
18h - Liga Sorocabana/Uniso x Paulistano/Corpore
18h - UniCEUB/BRBCARD/Brasília x Minas Tênis Clube
19h - Solar Cearense x Universo/Vitória
  • Olivinha se tornou o1º jogador na história do NBB a registrar 100 duplos-duplos
    (Gilvan de Souza/Flamengo)

  • Com média de 21,6 pontos, Marquinhos é o principal cestinha da temporada
    (Staff Images/Flamengo)

  • Equipe do técnico José Neto tem o melhor ataque da competição com sobras
    (Staff Images/Flamengo)

  • Arthur é o principal destaque do Caxias na competição, com média de 16,1 pontos
    (Geremias Orlandi/Caxias Basquete)