Sala de Imprensa : NBB

NBB CAIXA - Holloway e dupla do Mogi disputam prêmio de Melhor Estrangeiro

Shamell e Tyrone serão os adversários do atual MVP na briga pelo prêmio de melhor gringo do campeonato

facebook twitter youtube instagram site 30.05.2018

Foram divulgados os candidatos ao troféu de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2017/2018. Atual vencedor do prêmio, o norte-americano Desmond Holloway (EC Pinheiros) é um dos concorrentes da atual edição e terá como adversários Shamell e Tyrone (Mogi das Cruzes/Helbor).

Holloway, que na edição passada também faturou os prêmios de MVP e Melhor Ala, foi o segundo cestinha da atual temporada do NBB CAIXA, com média de 16,2 pontos por jogo. Além disso, liderou o Pinheiros em assistências (3,5 por jogo) e eficiência (16,5 por jogo) e ainda teve a segunda maior média de rebotes da equipe (5,8 por jogo).

Já Shamell e Tyrone são os grandes líderes da campanha histórica do Mogi, que foi à sua primeira final de NBB CAIXA. O primeiro, maior cestinha da história da competição (6.662 pontos), faturou o troféu de Melhor Estrangeiro na temporada 2015/2016 e está na briga por seu segundo.

Na atual temporada, Shamell é o quarto principal pontuador do campeonato, com média de 15,6 pontos por partida. Além disso, ele também é dono do recorde de pontos em uma só partida, com 40 pontos no Jogo 4 da série semifinal contra o Flamengo – maior pontuação também na história da semi.

Tyrone, por sua vez, é o único entre os concorrentes que ainda não tem o troféu de melhor gringo no currículo. O ala/pivô norte-americano é o segundo cestinha (12,7 pontos por jogo) e reboteiro (6,9 rebotes por jogo) do Mogi na temporada. Além de Melhor Estrangeiro, o camisa 0 também concorre ao troféu de Melhor Pivô.

+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Armador
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Ala
+ Confira os indicados aos prêmios de Melhor Pivô
+ Confira os indicados ao Troféu Ary Vidal de Melhor Técnico
+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Sexto Homem
+ Confira os indicados ao prêmio de Melhor Defensor

Criado na temporada 2013/2014, o prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA só teve norte-americanos como vencedores. Atuando por Limeira, David Jackson faturou o troféu por dois anos seguidos. Shamell venceu na edição 2015/2016 e Holloway faturou na temporada passada.

O prêmio de Melhor Estrangeiro faz parte do calendário anual da eleição dos Melhores do Ano do NBB CAIXA. Os outros prêmios a serem entregues são de Sexto Homem, Jogador Que Mais Evoluiu, Melhor Atleta Defensor, Melhor Técnico (Troféu Ary Vidal), Quinteto Ideal e MVP (Jogador Mais Valioso) – os indicados de todas as categorias serão anunciados nos próximos dias.

A eleição para essa e todas as outras categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes que disputaram a atual edição do NBB CAIXA, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros. Os vencedores serão conhecidos na Festa dos Melhores do Ano, que acontecerá no dia 13/06, em São Paulo (SP).

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike, Penalty e Wewi e os apoios do Açúcar Guarani e do Ministério do Esporte.

Também foram votados para Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA 2017/2018:

Corderro Bennett (Pinheiros), David Jackson (Vasco da Gama), David Nesbitt (Paulistano/Corpore), Kyle Fuller (Paulistano/Corpore), Kendall Anthony (Sendi/Bauru) e Osvaldas Matulionis (Sendi/Bauru)

Confira todos vencedores do prêmio de Melhor Estrangeiro do NBB CAIXA na história*:

2016/2017 - Holloway (Pinheiros)
2015/2016 - Shamell (Mogi)
2014/2015 - David Jackson (Limeira)
2013/2014 - David Jackson (Limeira)

*o prêmio passou a ser entregue na temporada 2013/2014

  • Tyrone e Shamell são os líderes do Mogi na temporada
    (Diogo Sallaberry/LNB)

  • Holloway foi o vencedor do último prêmio de Melhor Estrangeiro
    (João Pires/LNB)

  • Dupla está nas Finais do NBB CAIXA pela primeira vez, assim como o Mogi
    (João Pires/LNB)

  • Holloway é o 2º maior cestinha da atual temporada do NBB CAIXA
    (Ricardo Bufolin/ECP)

  • Shamell luta para conquistar este prêmio pela segunda vez
    (João Pires/LNB)