Sala de Imprensa : NBB

Flamengo conquista título da Copa Super 8

Mesmo com o Pedrocão lotado, time rubro-negro venceu o Sesi Franca e garantiu vaga na Liga das Américas da próxima temporada

29.12.2018

O Flamengo é o campeão da Copa Super 8. Na tarde deste sábado, a equipe do técnico Gustavo De Conti mostrou sangue frio para superar a pressão de um Pedrocão completamente lotado e vencer a decisão do torneio contra o Sesi Franca Basquete, por 79 a 75. Com isso, os rubro-negros garantiram vaga na Liga das Américas da temporada que vem.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio máster da CAIXA, os patrocínios de INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani, Ministério do Esporte e Governo Federal.

Criada nesta temporada, a Copa Super 8 reuniu os oito melhores colocados do primeiro turno do NBB CAIXA. Disputado em partidas eliminatórias, o torneio valia não apenas o troféu de campeão, mas também uma vaga na Liga das Américas da temporada 2019/2020.

O jogador mais valioso da Copa Super 8 foi Marquinhos. Autor de 15 pontos e sete rebotes na vitória contra Franca (18 de eficiência), o camisa 11 rubro-negro teve o maior índice de eficiência do time campeão no torneio, com média de 21,3.

+ Confira fotos, vídeos e estatísticas da decisão da Copa Super 8

“Esse time foi montado para ser campeão. Tivemos um ‘acidente de percurso’, perdemos uma partida que não podíamos (Liga Sul-Americana) e nos custou muito caro. Colocamos a cabeça nos treinos, melhoramos nossa defesa e começamos a dar mais segurança para o ataque. Entramos em quadra comprometidos e conseguimos esse título e a vaga na Liga das Américas”, disse Marquinhos.

“Fizemos uma partida surpreendente defensivamente. Digo surpreendente porque jogamos quinta-feira 21h, no outro dia viajamos cedo, não descansamos, não treinamos. Pouco sabem o que é, mas fazer o que fizemos hoje aqui vindo dessa sequência de jogos não é para qualquer um”, completou.

Maestro do Flamengo em quadra, o armador argentino Franco Balbi teve atuação de gala e registrou 20 pontos, seis rebotes, quatro assistências e dois roubos de bola, números que fizeram dele o atleta mais eficiente do time rubro-negro, com 20 de valorização.

"Foi uma partida muito difícil. Tínhamos que estar concentrados e não perder foco e foi isso que aconteceu. Fizemos um grande jogo como time. Além da pontuação, todo mundo contribuiu de algum jeito e estou muito orgulhoso do que nossa equipe jogou nessa decisão", afirmou Balbi.

"É uma mudança muito grande do basquete argentino para o brasileiro. Agora estou me sentindo muito melhor e venho fazendo boas partidas. O Gustavinho e o time me dão muita confiança e, agora, está sendo meu melhor momento aqui sem dúvidas", completou o argentino que está em sua primeira temporada no Brasil.

Com a conquista da Copa Super 8, o Flamengo consolidou seus 100% de aproveitamento em finais de campeonato nos últimos seis anos e acumulou seu 13º título em 13 campeonatos disputados (6 Cariocas, 4 NBB’s, uma Liga das Américas, um Mundial e a Copa Super 8).

"Mostramos que o Flamengo, independente das pessoas que estão aqui jogando ou no comando, é um time de chegada, que consegue se recompor rápido. Mesmo com todas as adversidades, passamos os últimos sete anos com 13 finais e 13 títulos. Isso mostra a força que esse clube tem”, declarou o técnico do Flamengo, Gustavo De Conti.

Apesar da derrota, o Franca teve o grande destaque individual da decisão: Alexey. O armador marcou incríveis 10 pontos, 12 rebotes e nove assistências (24 de eficiência) e foi o atleta mais eficiente da final da Copa Super 8. O time francano ainda teve como destaques o pivô Hettsheimeir (17 pontos), o ala Jimmy (15 pontos) e o pivô Cipolini (11 pontos).

Agora, tanto Flamengo quanto Franca entrarão em quadra no dia 12 de janeiro (sábado). Às 14 horas, o Flamengo fará o clássico de camisa contra o Corinthians, no Ginásio Wlamir Marques, com transmissão ao vivo da Band. Mais tarde, às 18 horas, os francanos medirão forças com o Basquete Cearense, no Pedrocão.

Resultados da Copa Super 8:

Quartas de final:

20/12 (Quinta-feira)

Mogi das Cruzes/Helbor 72 x 75 Paulistano/Corpore

21/12 (Sexta-feira)

Sesi Franca Basquete 81 x 71 São José Basketball

22/12 (Sábado)

Flamengo 92 x 74 Life Fitness/Minas

EC Pinheiros 74 x 79 Botafogo

Semifinal:

26/12 (Quarta-feira) 

Sesi Franca Basquete 79 x 67 Paulistano/Corpore 

27/12 (Quinta-feira)

Flamengo 99 x 88 Botafogo

Final:

Sesi Franca Basquete 75 x 79 Flamengo

  • Flamengo venceu Franca e se sagrou campeão da Copa Super 8
    (João Pires/LNB)

  • Com o titulo, Flamengo garantiu vaga na Liga das Américas da próxima temporada
    (João Pires/LNB)

  • Flamengo da "Era Marquinhos e Olivinha" chega ao 13º em 13 finais
    (João Pires/LNB)

  • Com média de 21,3 de eficiência, Marquinhos foi o MVP do Super 8
    (João Pires/LNB)

  • Com 20 pontos, Franco Balbi foi o cestinha da decisão do Super 8
    (João Pires/LNB)

  • Marquinhos marcou 15 pontos e 7 rebotes no jogo do título
    (João Pires/LNB)

  • Flamengo venceu 2º quarto por 15 a 5 e abriu boa vantagem
    (João Pires/LNB)

  • Os 17 pontos de Hettsheimeir não evitaram a derrota do Franca em casa
    (João Pires/LNB)