Sala de Imprensa : McLaren
• Performance que levou Ayrton Senna à vitória no Grande Prêmio da Europa de 1993, no circuito de Donington Park, em Leicestershire, no Reino Unido, começou logo no início da prova com a famosa “Volta dos Deuses”, considerada um dos grandes momentos da história da Fórmula 1
• Trinta anos depois, Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, pilotou um McLaren Senna no mesmo circuito em homenagem a uma das atuações mais brilhantes da categoria
• Não só a volta de abertura foi espetacular, como também a vitória de Senna na corrida foi dominante: a volta de 1:18.029 do tricampeão brasileiro ainda é a mais rápida da Fórmula 1 no circuito inglês localizado em Leicestershire
• Agora, mais um Senna entra para a história de Donington, com Bruno estabelecendo a volta mais rápida do circuito de um carro de produção com o McLaren Senna
• Produzido em número limitado entre 2018 e 2019, o Senna é o McLaren de rua mais extremo de todos os tempos e o McLaren mais voltado para as pistas da série Ultimate
• Veja Bruno Senna na pista de Donington em https://www.youtube.com/watch?v=pqZO_DBoeUE
O nome Senna retornou a Donington Park na série de comemorações da McLaren ao redor do legado de Ayrton Senna, 30 anos após a última corrida do lendário piloto de Fórmula 1, em maio de 1994.
Inspirado pelo incrível desempenho de Ayrton Senna no Grande Prêmio da Europa de 1993, no circuito de Leicestershire, no Reino Unido, o sobrinho de Ayrton, Bruno Senna, foi para a pista com um McLaren Senna em homenagem à pilotagem épica de seu tio.
Realizada em 11 de abril de 1993, a corrida de Donington Park será para sempre memorável, não apenas por ser palco de uma das vitórias mais desafiadoras de Ayrton Senna, mas também por aquela que é amplamente considerada uma das maiores voltas da história da Fórmula 1.
Pilotando o McLaren MP4/8 nas severas condições de pista molhada que forjaram sua reputação de “Rei da chuva”, Senna passou da quinta para a primeira posição na primeira volta. Recuperando-se de uma largada ruim com talento excepcional e habilidades instintivas que foram sua marca registrada, o piloto brasileiro saiu da linha de traçado convencional em alguns trechos para ultrapassar quatro pilotos (entre eles, um campeão em atividade e dois futuros campeões mundiais) com incrível estilo, com manobras individuais em diferentes partes do circuito de 4 quilômetros. Essa volta, uma das mais imperiosas de Senna, ficou conhecida como a “Volta dos Deuses”.
Essa primeira volta icônica foi o início de um desempenho dominante na corrida, vencida por Senna com mais de 1 minuto e 23 segundos sobre o segundo colocado, o único a não tomar uma volta do brasileiro – que registrou assim a maior margem de vitória que alcançou em sua carreira na Fórmula 1.
A tradição da corrida entre os fãs da Fórmula 1 e de Ayrton Senna também se estende ao incomum troféu do vencedor, que foi erguido pelo vitorioso e exultante Senna no pódio. Esse troféu representa o personagem de videogame Sonic the Hedgehog, uma das principais criações da empresa de entretenimento SEGA, que patrocinou a corrida de 1993. A McLaren mantém este troféu até hoje.
A corrida de Donington Park foi exatamente o tipo de desempenho que consolidou Ayrton Senna como um piloto com habilidades notáveis, que poderia ir além do melhor da competição por meio do comprometimento total para extrair o máximo de seu talento e de seu carro repetidas vezes – um espírito no qual a McLaren continua inspirada três décadas depois.
Homenageando a famosa exibição, Bruno Senna foi para a pista no hipercarro da McLaren que leva o nome de Senna e canaliza toda essa dedicação ao desempenho na pista: o McLaren Senna.
O McLaren Senna é o McLaren de rua mais extremo já construído e o mais voltado para as pistas dos McLaren da série Ultimate. Destaca-se não apenas pelo incrível nível de desempenho, mas pela capacidade de criar uma conexão inata entre carro e motorista, totalmente apropriada a um automóvel esportivo inspirado no estilo de direção de Ayrton Senna.
“Naquela primeira volta em Donington Park, em 1993, Ayrton estava em outro planeta, em uma dimensão diferente até para os pilotos de elite. Foi uma conquista incrível realizar tal pilotagem em condições tão difíceis e complicadas e contra carros mais competitivos. Para mim, é uma daquelas corridas que não se pode esquecer, como a de Portugal em 1985 e do Brasil em 1991”, afirma Bruno Senna.
“Donington é uma pista divertida e é claro que o clima pode influenciar aqui, mas hoje foi bem diferente da corrida de 1993. Em um carro superleve e com alto downforce como o McLaren Senna, você pode realmente sentir o incrível fluxo e a mudança de elevação. E, claro, a velocidade”, acrescenta o sobrinho do tricampeão.
“Os nomes McLaren e Senna estão fortemente interligados. Ter esse trabalho conjunto para lançar o McLaren Senna, um carro que com certeza deixaria Ayrton extremamente orgulhoso, é uma grande conquista”, conclui o ex-piloto de F1.
Com peso seco de apenas 1.198 kg, possibilitado por seu chassi e painéis de carroceria Monocage III, de fibra de carbono, e um motor 4.0 V8 biturbo de 800 cv, o McLaren Senna tem uma relação peso-potência de surpreendentes 668 cv por tonelada. O poderoso pacote aerodinâmico da gama Ultimate, mais voltado para as pistas, inclui elementos ativos dianteiros e traseiros, capazes de gerar até 800 kg de downforce, enquanto os freios derivados do automobilismo proporcionam um poder de frenagem sem precedentes: a 200 km/h são necessários apenas 100 metros até a parada total.
Com a épica volta de Ayrton em mente durante a criação do vídeo de tributo (que pode ser visto em https://www.youtube.com/watch?v=pqZO_DBoeUE&t=3s), Bruno repetiu as façanhas do tio ao completar uma volta no circuito em 1min30s5s, estabelecendo um novo recorde de volta não oficial para um carro de produção no traçado do Grande Prêmio de Donington Park.
“Ayrton era um mestre em exibições incríveis criadas com pura dedicação ao seu ofício, sempre buscando a perfeição. Essa busca tenaz pelo melhor fez dele a escolha perfeita para a McLaren, onde esse espírito perdura em tudo o que fazemos nas ruas e na pista. Criar um novo pedaço de história ligando Senna a Donington, com seu sobrinho Bruno no carro que leva o nome e inspirado no legado de Ayrton, é um momento especial”, declara Michael Leiters, CEO da McLaren Automotive.
Entusiastas e fãs da McLaren que quiserem saber mais sobre o McLaren Senna, também disponível nas versões GTR e GTR LM, podem encontrar informações em https://cars.mclaren.com/gb-en/ultimate-series/mclaren-senna.
Sobre a UK Motors
A UK Motors é representante oficial e exclusiva da Aston Martin e da McLaren para o Brasil, e responde pela importação, comercialização e pós-vendas das operações das duas marcas britânicas. Tanto a Aston Martin quanto a McLaren estão entre as mais conceituadas fabricantes de carros esportivos e de luxo do mundo.
Sobre a McLaren Automotive
A McLaren Automotive é uma produtora de supercarros leves e de altíssimo desempenho. Lançada em 2010, a empresa é hoje a maior parte do Grupo McLaren.
Com sede no Centro de Tecnologia McLaren (MTC, McLaren Technology Center) em Woking, Surrey, Inglaterra, a McLaren Automotive é movida pelo desafio de criar os veículos mais emocionantes, envolventes e de referência do mundo. Aproveitando a história de 60 anos de desempenho autêntico e de corrida do nome McLaren, ele entregou alguns dos supercarros mais espetaculares já feitos.
O portfólio de produtos da empresa, composto por modelos GTS, supercarros, Motorsport e Ultimate, é vendido em mais de 40 mercados ao redor do mundo. Seus carros são montados manualmente no McLaren Production Center (MPC), localizado no mesmo campus da MTC em Woking.
A McLaren é uma pioneira que ultrapassa continuamente os limites. Em 1981, introduziu a tecnologia de chassis de fibra de carbono leve e resistente na Fórmula 1 com o McLaren MP4/1.
Em 1993, projetou e construiu o lendário carro de rua McLaren F1. Construído em torno de um chassi de fibra de carbono, ele estabeleceu o DNA de supercarro da McLaren, concretizado no século 21 em 2011 com a introdução do McLaren 12C, o primeiro carro de produção em série da McLaren Automotive.
A McLaren foi a primeira a entregar um hipercarro híbrido, o McLaren P1™, em 2013. Ao lançar a linha de veículos Ultimate Series, o P1™ foi seguido pelo McLaren Senna em 2018 e seu derivado GTR somente para pista foi lançado um ano depois. 2019 também viu a introdução do hiper-GT híbrido Speedtail. Seu modelo Ultimate mais recente, Elva, é o carro de rua mais leve da McLaren de todos os tempos.
Os modelos LT da McLaren representam a expressão máxima do desempenho em pista em supercarros de produção em série. O nome deriva da versão 'Longtail' do F1 GTR, introduzida em 1997, e foi incorporada à nomenclatura da McLaren Automotive em 2015 com a chegada do cupê 675LT baseado no McLaren 650S e do Spider. Em 2018, a lenda do LT continuou com o 600LT baseado no McLaren 570S. O capítulo mais recente da história do LT foi escrito em 2020 e 2021, com a introdução do cupê 765LT e do Spider.
Também em 2021, a empresa revelou seu novíssimo supercarro híbrido de alto desempenho, o McLaren Artura. O Artura é o primeiro McLaren a se beneficiar da McLaren Carbon Lightweight Architecture (MCLA). O MCLA foi projetado, desenvolvido e fabricado no McLaren Composites Technology Center, na região de Sheffield, na Inglaterra, usando processos pioneiros no mundo, e liderará o futuro eletrificado da marca.
Em 2022, a McLaren anunciou o Solus GT, um carro de corrida de assento único e cabine fechada que deu vida a um conceito futurista originalmente criado para jogos virtuais.
Em 2023, a McLaren revelou seu supercarro de produção em série mais leve e potente, o 750S – um desenvolvimento completo do premiado supercarro 720S. A McLaren também apresentou o novo GTS, substituindo o McLaren GT.
O McLaren Artura Spider foi revelado no início de 2024 como o primeiro conversível híbrido de alto desempenho da marca. Sua introdução foi parte de uma grande atualização do ano modelo para a placa de identificação Artura e significou que a linha de produção em série do GTS da McLaren, o novo Artura e o 750S foram introduzidos com 12 meses de diferença.
A McLaren Automotive também opta por fazer parceria com empresas e organizações líderes mundiais com ideias semelhantes, que ultrapassam os limites em seus respectivos campos. Estes incluem Ashurst, Bowers & Wilkins, Dynisma, Gulf, Monroe, Pirelli, Plan International, Richard Mille e Tumi.
Sobre o Grupo McLaren
O Grupo McLaren é líder global na produção de supercarros de alto desempenho e no automobilismo de elite.
Fundado em 1963 pelo piloto, engenheiro e empresário Bruce McLaren, o Grupo é formado pela McLaren Automotive, que constrói à mão supercarros leves e com eles compete em séries globais, incluindo o Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC); e uma participação majoritária na McLaren Racing, que compete no Campeonato Mundial de Fórmula 1, na série INDYCAR, na Fórmula E, na Extreme E e na F1 Academy.
O Grupo está sediado globalmente no icônico Centro de Tecnologia McLaren em Woking, Surrey, Inglaterra.
Com reputação de inovação e excelência tecnológica, a McLaren é uma das maiores empresas independentes do Reino Unido.
UK Motors - McLaren São Paulo
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Jornalista responsável: Luiz Alberto Pandini – (11) 99122-6260 - pandini@letranova.com.br